Laboratório de Gestão do Território

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Pesquisas

Pré-Amazônia Mato-Grossense: A Crise do Agro-Negócio e os Novos Modelos Produtivos

O projeto tem como objetivos:

- Identificar e analisar os fatores que propiciaram a crise do agro-negócio em Mato Grosso;
- Identificar e discutir a magnitude da crise e sua expansão espacial;
- Discutir a adequação e as conseqüências socioeconômicas ambientais de um novo modelo produtivo pautado na diversificação e na agregação de valor;
- Caracterizar e analisar o papel das novas cadeias produtivas como mecanismo de agregação de valor e consolidação do sistema agro-exportador.



 

Impactos socioambientais da expansão da soja na Pré-Amazônia Matogrossense

O projeto de pesquisa, com apoio do PADCT/CNPq destina-se ao estudo dos impactos socioambientais da expansão da soja e as mudanças na cobertura e o uso do  solo na Pré-Amazônia Matogrossense. Considerado como um ecótono de transição entre o Cerrado e a Floresta Pluvial, o espaço a ser estudado é uma região submetida a um rápido processo de transformação, com derrubada da vegetação original, sem estudos  que mostrem o caminho de uso sustentável  entre ambiente e o agronegócio.

Leia mais...
 

Logística e Integração Regional no Cone Sul

   O presente projeto integrado de pesquisa se inscreve nas linhas temáticas que vem sendo desenvolvidas há alguns anos no LAGET – Laboratório de Gestão do Território – e no Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFRJ e ambiciona valorizar a base conceitual que norteia nossas reflexões teóricas do laboratório nas áreas de geografia econômica; das redes logísticas e da indústria do petróleo e gás natural.
    A formação do Mercosul e o estabelecimento de relações de cooperação mais estreitas entre os diversos países do Cone Sul configuram tendências integracionistas indutoras de novas realidades territoriais nas escalas de operação e regulação das corporações e dos Estados. As firmas redistribuem seus espaços de produção e distribuição com uma flexibilidade crescente a nível nacional e supranacional. Os Estados tentam, por sua parte, acompanhar o movimento mediante a formulação de políticas públicas de gestão do território inovadoras sustentando a emergência de arranjos produtivos cada vez mais territorializados e de dispositivos institucionais que rompem com os princípios tradicionais de operação das autoridades públicas.

Leia mais...
 

América do Sul: estrutura regional e conflitos territoriais

Pesquisa sob apoio do CNPq-Edital Ciências Humanas e Sociais que visa a aprofundar as análises sobre a nova realidade continental resultante do lançamento da Comunidade Sul-Americana de Nações (CASA) em 2004, transformada em 2007 na União das Nações Sul-Americanas (UNASUR), bem como do aguçamento dos conflitos regionais em diversas partes do continente em conseqüência da emergência de novos atores no cenário geoeconômico, como é o exemplo das comunidades indígenas na Bolívia e Equador, assim como da expansão da Petrobrás no contexto sul-americano

Leia mais...