Laboratório de Gestão do Território

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

Megacidades, Vulnerabilidades e Mudanças Climáticas: Região Metropolitana do Rio de Janeiro

Megacidade

O presente Relatório é parte dos resultados do projeto Megacidades, Vulnerabilidades e Mudanças Climáticas executado sob a coordenação do Centro de Ciência do Sistema Terrestre do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CST/INPE) e do Núcleo de Estudos de População da Universidade de Campinas (NEPO/UNICAMP), com o apoio da Embaixada Britânica no Brasil.
Participaram da realização deste Relatório especialistas de várias universidades fluminenses (UFRJ, UERJ, FIOCRUZ e INPE), assim como da equipe técnica da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro (especialmente do Instituto Pereira Passos, Fundação GeoRio e COMLURB).
O recorte espacial e as temáticas nele contempladas compreendem o aglomerado metropolitano do Rio de Janeiro e as análises realizadas em quatro diferentes perspectivas: a do contexto metropolitano, suas características e tendências; a dos impactos físicos decorrentes das mudanças climáticas; e dos efeitos produzidos por tais mudanças sobre as vulnerabilidades sócio‐econômicas e ecológicas do espaço metropolitano.
Os leitores deste Relatório podem consultar também um item final no qual foram consolidadas as recomendações feitas pelos autores das 12 (doze) diferentes leituras temáticas realizadas.

Veja a seguir o Sumário e consulte os textos em formato .pdf

SUMÁRIO

APRESENTAÇÃO
1 CONTEXTO METROPOLITANO
Tendências de uso e ocupação do território e a gestão metropolitana face às mudanças climáticas – Cláudio A.G. Egler e Paulo P. de Gusmão (IGEO/UFRJ)
2 IMPACTOS SOBRE O MEIO FÍSICO
Clima e mudanças climáticas na Cidade do Rio de Janeiro – Claudine P. Dereczynski (IGEO/UFRJ), José Marengo (INPE), Maria Gertrudes A. Justi da Silva (IGEO/UFRJ) e Isimar de Azevedo Santos (IGEO/UFRJ)
A orla costeira da Região Metropolitana do Rio de Janeiro: impactos das mudanças climáticas sobre o meio físico – Dieter Muehe (IGEO/UFRJ) e Paulo Cesar C. Rosman (COPPE/UFRJ)
Elevação do nível do mar e redefinição da linha de costa na Região Metropolitana do Rio de Janeiro – Luiz Roberto Arueira da Silva e Felipe Cerbella Mandarino (IPP/PMRJ)
3 VULNERABILIDADES SÓCIO‐ECONÔMICAS
Vulnerabilidades da infraestrutura de drenagem urbana e os efeitos das mudanças climáticas na Região Metropolitana do Rio de Janeiro – Marcelo Gomes Miguez, José Paulo Soares de Azevedo e Lázaro Costa Fernandes (Escola Politécnica/UFRJ)
O saneamento ambiental frente aos cenários das mudanças climáticas: a aplicação do estado do conhecimento sobre a realidade da Região Metropolitana do Rio de Janeiro – Isaac Volschan Jr. (Escola Politécnica/UFRJ)
Resíduos sólidos urbanos: considerações sobre a situação da Região Metropolitana do Rio de Janeiro face às mudanças climáticas – José Henrique Penido Monteiro (Comlurb/PCRJ)
Vulnerabilidades em matéria de saúde pública na Região Metropolitana do Rio de Janeiro na perspectiva das mudanças climáticas – Ulisses E.C. Confalonieri, Diana P. Marinho e Martha Barata (FIOCRUZ)
4 VULNERABILIDADES DOS SISTEMAS NATURAIS
Biodiversidade e Unidades de Conservação na Região Metropolitana do Rio de Janeiro: apreciação geral das vulnerabilidades face às mudanças climáticas ‐ Giovaninni Luigi (COPPE/UFRJ)
Vulnerabilidade dos manguezais da Região Metropolitana do Rio de Janeiro face às mudanças climáticas – Mário Luiz Gomes Soares, Paula Maria Moura de Almeida, Viviane Fernandez Cavalcanti, Gustavo Calderucio Duque Estrada e Daniel Medina Corrêa Santos (NEMA/UERJ)
Vulnerabilidades das lagoas da Região Metropolitana do Rio de Janeiro às mudanças climáticas – Alex Enrich‐Prast e Luiz Fernando Jardim Bento (IB/UFRJ)
Monitoramento dos problemas de encosta na Cidade do Rio de Janeiro frente às mudanças climáticas em curso e futuras – Andre Avelar, Ana Luiza Coelho Neto (IGEO/UFRJ) e Ricardo D’Orsi (GeoRio/PCRJ)
5 CONSOLIDAÇÃO DAS RECOMENDAÇÕES